Hormônios

 

Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre células. Também chamados de “mensageiros químicos do corpo”, os hormônios regulam a crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de todos os tecidos, auxiliam as funções reprodutivas, e regulam a metabolismo (o processo usado pelo organismo para produzir energia a partir dos alimentos). Diferentemente das informações enviadas pelo sistema nervoso, que são transmitidas via impulsos elétricos, se deslocam rapidamente, têm um efeito quase imediato e de curto prazo, os hormônios são mais vagarosos e seus efeitos mantêm-se por um período mais longo de tempo, por feedback positivo ou negativo envolvem o hipotálamo, hipófise, glândula alvo e tecidos periféricos.

Estrógenos Conjugados

 

Os ESTRÓGENOS CONJUGADOS são constituídos de uma mistura de estrogênios obtidos de fonte natural. Apresentam as ações e usos dos estrógenos em geral e efeitos farmacológicos similares àqueles dos estrógenos endógenos, importantes ao desenvolvimento e manutenção do sistema reprodutor feminino e caracteres sexuais secundários. São bem absorvidos pelo trato gastrointestinal, nos tecidos-alvo (órgãos genitais femininos, mamas, hipotálamo, hipófise), os estrógenos penetram na célula e são transportados para dentro do núcleo. Como resultado da ação estrogênica, ocorre a síntese de RNA e proteínas específicas. A nível sistêmico, os ESTRÓGENOS CONJUGADOS são indicados na terapia de reposição estrogênica associada ao climatério e na prevenção, tratamento de distúrbios a ele associados, como a osteoporose, vaginites e uretrites, doenças cardiovasculares arteroscleróticas (aumentando as taxas de HDL e reduzindo as de LDL) e no hipogonadismo. A nível tópico a utilização dos ESTROGENOS CONUUGADOS se faz associada à excelente penetração na pele e à atuação a nível de estímulo da formação de fibras colágenas e do metabolismo cutâneo, além de uma atuação positiva sobre o controle da secreção sebácea.
A administração pode ser contínua ou cíclica (3 semanas com medicação e 1 semana sem medicação). Aconselha-se a administração da menor dose que controle os sintomas e o uso concomitante de progestogênios, o que reduz o risco de hiperplasia endometrial e carcinoma endometrial, em geral associados ao uso prolongado de estrógenos isolados.

Estradiol (£-1)

 

O estradiol, hormônio produzido pelos folículos ovarianos, desempenha papel estratégico no corpo feminino. Fora da função reprodutiva é responsável pela manutenção dos tecidos do organismo, garantindo a elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos, a reconstituição dos ossos, a proteção de funções cerebrais como a memória, entre outras atividades. Quando o FSH induz o crescimento dos folículos, estes produzem quantidades cada vez maiores de estradiol. Quando existem poucos folículos ou seu funcionamento não é adequado, a quantidade de estradiol no sangue se torna baixa, o que acarreta uma redução das características sexuais femininas. Isto ocorre na menopausa, e pode ser tratado através da reposição hormonal com estradiol.

Noretisterona

Noretisterona corresponde ao derivado 19-nortestosterona. Faz parte de várias especialidades usadas como anticoncepcionais orais monofásicos, bifásicos de 28 dias e trifásicos. Ela possui fraca atividade estrogênica e androgênica. Noretisterona é uma medicação progestogénica que satisfaz plenamente o controle de distúrbios menstruais e a fertilidade. O uso ininterrupto desse medicamento produz alterações bioquímicas do muco cervical e adaptações endometriais típicas da fase luteínica do ciclo menstrual. Noretisterona quase não possui toxicidade inerente. Sendo eficaz e segura. Noretisterona tem sido empregada com bastante sucesso nos distúrbios do ciclo menstrual, notadamente na dismenorréia, tensão pré-menstrual, algias pélvicas. Proporciona o controle de várias condições ginecológicas relacionadas com a ação hormonal progestínica.

Prasterona

A prasterona, também conhecida como dehidroepiandrosterona, juntamente com sua forma sulfatada, sulfato de
dehidroepiandrosterona, são os hormônios esteróides mais abundantes no organismo humano e são importantes
precursores na biossíntese de andrógenos e estrógenos.

Além de ser substrato para outros esteróides, a dehidroepiandrosterona em níveis fisiológicos está implicada em uma
série de outras funções no organismo, incluindo bem-estar psicológico, desempenho cognitivo e condicionamento físico
Como força muscular e densidade óssea – além de ações anti-inflamatórias e imunomoduladoras.

Testosterona (Base)

A Testosterona é um hormônio com propriedade anabolizante e androgênico. A principal indicação é para a terapia
restitutiva do hipogonadismo masculino (alterações no sistema reprodutor que resulta na diminuição da função das
gônadas). A Testosterona é indicada para adolescentes com retardo de puberdade generalizado e tratamento da
baixa estrutura.
Em mulheres a Testosterona também é usada em casos de tratamento e reposição hormonal pós-menopausa ou
câncer de mama.

Testosterona (metil)

 

Se trata de um hormônio masculino, presente em pequenas quantidades nas mulheres. Nos homens é responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários na puberdade, como engrossamento da voz, crescimento de pelos pubianos e axilares e ganho de massa muscular. Seus níveis declinam gradativamente após os 20-30 anos e mais acentuadamente após os 60 anos. Dessa forma níveis diminuídos desse hormônio relacionam-se com a diminuição da função sexual, bem estar e energia, além de perda de massa óssea.

Ciproterona

Ciproterona é um produto sintético que apresenta estrutura semelhante à dos hormônios sexuais naturais. Pode ser considerado como derivado da 17-alfa-hidraxprogesterora. Na forma de acetato é potente antagonista de androgênios. Possui também atividade progestacional e suprime a secreção de gonadotrofinas. Atua como antagonista competitivo da dihidrotestosterona pela sua ligação ao receptor androgênico. A ação terapêutica da Ciproterona resulta da inibição da produção de testosterona e da interferência na ação androgência. Ciproterona é indicada no tratamento do hirsutismo intenso, alopécia androgência grave, nas formas graves de acne e seborréia nas mulheres. Ciproterona ainda é usada no tratamento do câncer da próstata e para controlar a libido na hipersexualidade severa ou no desvio sexual em homens adultos.

T3 e T4

Esses hormônios são essenciais para o bom funcionamento do organismo, relacionando-se com vários órgãos e tecidos. Para tanto a falta ou o excesso provoca sérios problemas a saúde. O hipotireoidismo se caracteriza pela produção insuficiente de hormônios tireóideanos (T3 e T4). Já o hipertireoidismo se dá pelo aumento da secreção desses hormônios.

Estriol

Os estrogênios regulam a ovulação, a menstruação e os ajustes fisiológicos durante a gravidez. O estriol é o principal estrogénio presente durante a gravidez, embora o estradiol e a estrona também estejam presentes. Os níveis destes hormônios sobem ao longo do tempo gestacional e a partir da 34ª semana o estriol tem um grande aumento, sendo responsável pela contração uterina. É utilizado na terapia de reposição hormonal em mulheres para diminuição dos sintomas causados pela menopausa, auxiliando na lubrificação, ressecamento e irritação vaginal além da dor durante as relações sexuais.

Progesterona

A progesterona contribui para o ciclo reprodutivo feminino, as contrações uterinas e a lactação. Durante a gravidez, a placenta, que envolve o bebê também sintetiza e libera grandes quantidades desse hormônio. Promove o desenvolvimento das mamas e o crescimento capilar. Durante a menopausa é o hormônio que mais sofre redução. Atua também na diminuição de retenção de líquidos no corpo. Regula os efeitos do estrogênio, prevenindo câncer no útero. Também normaliza a coagulação sanguínea, e contribui para a utilização de reservas de gordura para obter energia.

“Conheça estes hormônios que são uma nova arma contra o envelhecimento!” button1=”Saiba mais” link1=”hormonios-bioidenticos” style1=”white” outlined1=”yes” target1=”_self” style2=”white” outlined2=”” target2=”_self” title=”Hormônios Bioidênticos”]

Menu