Ácidos para tratamento da Pele

Ácido Glicólico

 

Ácido Glicólico é o primeiro de uma série de Alfa hidroxiácidos. Aplicado topicamente, hidrata e confere luminosidade à pele, devido à esfoliação do estrato córneo, que estimula e facilita a renovação celular (turn over celular) e diminui a espessura da camada córnea hiperqueratínica. Ativa o mecanismo fisiológico de aumento da síntese de colágeno e elastina, além de melhorar a hidratação endógena, resultando em melhora do trofismo geral da pele. Isto o torna um excelente ativo no tratamento da acne, queratoses actínicas, manchas senis, pela seca e suas variantes, além da aplicação na terapêutica de verrugas e em peelings.

 

Ácido Retnóico

 

Ácido retinóico é indicado para tratamento da acne vulgar (comum), acne com comedões, pápulas e pústulas e diminuir a espessura do estrato córneo. Dada sua propriedade queratolítica, por vezes é usado no tratamento de verrugas e papilomas, queratodermia palmo plantar e queratose actínica, além de peelings.

 

Ácido Lático

O Acido Láctico é um alfa-hidroxiácido que ocorre naturalmente na pele e
é conhecido pelo seu alto poder umectante. Aplicado na pele, o ácido lático e seus sais (lactatos) atuam como agente antimicrobiano, regulador de pH, hidratante, umectante, agente rejuvenescedor e clareador da pele.

 

Ácido Tricloacetico

 

Agressivo, mas supereficiente, este ácido é utilizado exclusivamente em consultórios, para peelings médios e profundos e em ginecologia. Remove a camada superficial da pele ou até a própria derme, camada mais interna da pele (dependendo da concentração), fazendo

emergir um novo tecido. Estimula a produção de elastina e fibras colágenas substâncias que garantem a elasticidade e a firmeza da pele.

Em ginecologia usado em cauterização.

 

Ácido Mandélico

 

O ácido mandélico é um produto usado para combater rugas e linhas de expressão, sendo indicado para ser usado em forma de creme, óleo ou sérum, que deve ser aplicado diretamente no rosto.

Esse tipo de ácido é derivado das amêndoas amargas e é especialmente indicado para pessoas que tem pele sensível, já que é mais lentamente absorvido pela pele pelo fato de ser uma molécula de tamanho maior.

 

Ácido Salicílico

 

O  ácido salicílico é um beta-hidroxiácido que tem várias propriedades benéficas na pele. “Ele possui ação queratolítica, que deixa a pele mais fina, antimicrobiana, que ajuda a diminuir a invasão de bactérias e fungos, também proporciona uma ação seborreguladora, que age no controle da oleosidade, além do seu poder anti-inflamatório”, esclareceu a médica. Por isso, ele é considerado o ativo mais indicado para o tratamento da acne.

Como esse ácido atua na nossa pele? Ele permite uma renovação das células superficiais, removendo as células mortas e estimulando a produção de novas. Esse mecanismo de ação promove um controle da oleosidade diminuindo as imperfeições da pele.

Menu