Ácidos Graxos Essenciais

 

Os ácidos graxos essenciais são os Ômegas 3, 6 9 e a Lecitina de soja o ser a humano, assim como os demais mamíferos, é capaz de sintetizar certos ácidos graxos saturados e insaturados porém essa capacidade é limitada quando se trata de ácidos graxos poliinsaturados (PUFAs). Sem os quais nosso organismo não funciona adequadamente. Por essa razão, estes ácidos graxos são chamados de “essenciais” e devem ser incluídos na dieta alimentar. A importância destes ácidos graxos está na sua capacidade de se transformar em substâncias biologicamente mais ativas, com funções especiais no equilíbrio homeostático, equilíbrio hormonal, controle do processo inflamatório e om componente estrutural das membranas celulares e do tecido cerebral e nervoso.

Ômega 3

A ingestão do ômega 3 auxilia a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol
total, enquanto que o excesso dele pode retardar a coagulação sanguínea. É um importante mediador de alergias e processo inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos. Já o cérebro é constituído de 20% de gordura, então é importante o consumo de ômega 3 para deixá-lo ativo. Uma dieta pobre em ômega 3 favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabete tipo ll, hiperlipidemia, artrite reumatoide, artrose, enxaqueca, asma e psoríase.

Óleo de Borragem

O ácido gama-linolênico (ômega 6) está presente de forma abundante no óleo de borragem, dentre os óleos vegetais, o óleo de borragem é o que apresenta maior concentração do ácido gama-linolênico (GLA). O GLA é importante para constituição manutenção da integridade das células e tecidos. Além disso, o óleo de borragem auxilia nos casos de tensão pré-menstrual, cólicas menstruais e sintomas da menopausa.

Óleo de Linhaça

 

Rico em ômega 3, 6, 9 e vitamina E, fibras e lignanas, a linhaça ajuda na prevenção de doenças, aumenta a defesa do organismo, reduz o ritmo de envelhecimento e controla as condições físicas e mentais. E devido a sua ação anti-inflamatória regenera a mucosa digestiva danificada, por isso auxilia a regular o intestino. Os ácidos graxos (ou ômega 3) é uma gordura poliinsaturada que garante o bom funcionamento do organismo. Sua ingestão serve para diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol o que faz dele um importante aliado no combate a alergias e no processo inflamatório. O óleo de Linhaça auxilia em todas as idades, mas em especial após os 30 anos, pois ajuda a melhorar problemas que surgem a partir dessa idade como a reconstituição do muco intestinal. Ela também é favorável para pessoas que desenvolvem níveis de stress alto, excesso do peso, colesterol e pressão arterial elevada.

Lecitina de Soja

 

A Lecitina de soja é rica em colina, inositol, fosfatídios e ácidos graxos polinsaturados essenciais utilizada pelo para construir grande parte dos tecidos nervosos e cerebrais e as membranas celulares. Indicada como auxiliar na manutenção das células nervosas, diminuição do colesterol e triglicerídeos.

Óleo de prímula

O óleo de prímula, também conhecido como óleo de onagra, é um suplemento que pode trazer benefícios para a pele, coração e sistema gastrointestinal devido ao seu alto teor de ácido gama linoleico. Para potencializar os seus efeitos, é recomendado que o óleo de prímula seja consumido juntamente com pequenas doses de vitamina E, melhorando a sua absorção.

Esse óleo é extraído das sementes da planta Oenothera biennis e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais em forma de cápsulas ou óleo, devendo ser consumido de acordo com a orientação do médico ou fitoterapeuta.

Menu