ARTICULAÇÕES DICAS E CUIDADOS PARA MANTÊ-LAS SAUDÁVEIS

É comum ouvir pessoas reclamarem de dor nas “juntas”, ossos, joelho, braço, enfim, são muitas, e quando fica frio ainda mais. Essas dores têm causas e se não cuidar podem se agravar, como uma inflamação,… Nosso corpo é composto por um esqueleto, todos sabem esse por sua vez depende das articulações para ter mobilidades, ou seja, movimentos que nos levam onde quiser e são elas que evitam o desgaste dos ossos. Então para que tudo ande muito bem, devemos ter alguns cuidados e hábitos diários para evitar o desgaste, lesões e assim evitar a dor.
Destacamos aqui algumas dicas simples e práticas que incluídas na rotina diária trarão inúmeros benefícios.
1. Alongamento:
Quem costuma tirar 10 minutos no dia para fazer alongamento? Geralmente não fazemos isso, não precisa ser só na academia, podemos alongar em casa mesmo. Isso vale para pessoas de todas as faixas etárias e também aquelas pessoas que treinam todo dia em busca do “corpo perfeito”, erguem muito peso e muitas vezes acabam esquecendo-se do essencial para manter o corpo saudável que é o alongamento antes e depois do treino.
2. Controle de peso:
É comprovado que o excesso de peso aumenta a pressão sobre as articulações. Geralmente têm maior dificuldade em manter uma postura correta e andar. Alimentação sem controle, sedentarismo causam a obesidade, fator que sobrecarrega as articulações.
Então: Alimentação controlada + Exercício físico = Articulações saudáveis.
3. Fazer exercícios:
A prática de exercícios é essencial para manter as articulações funcionando bem, já que eles ajudam a melhorar o equilíbrio e controlar o excesso de peso. Além disso, exercícios fortalecem os músculos diminuem a sobrecarga nas articulações e favorecem o alívio de dores. E nossos músculos estando fortalecidos darão maior estabilidade ao nosso corpo e aliviam o trabalho das articulações.
Importante: Ter orientação de um profissional para fazer a prática correta dos exercícios, iniciar com exercícios de baixa intensidade, pois quando não feitos corretamente podem prejudicar.
4. Alimentação:
Para termos uma boa saúde das nossas articulações também devemos mudar alguns hábitos alimentares, incluir alimentos que fortalecem e evitam desgastes.
Que alimentos são esses? Alimentos ricos em cálcio e Vit. D, como leite e derivados, couve, espinafre que manterão a densidade dos ossos evitando assim desgastes e outros problemas, como artrose, osteoporose.
5. Suplementação:
    Existem também prevenção e tratamento a base de suplementos, colágeno por exemplo. O colágeno é uma proteína fibrosa e forte, componente importante dos ossos, cartilagem, tendões, ligamentos e outros tecidos, hoje são bastante usados, com resultados muito eficientes e rápidos. Aqui vamos falar sobre UC-II, que é o único colágeno não desnaturado tipo II, que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a qualidade dos movimentos nas atividades diárias.
Benefícios:
  • Desacelera a destruição articular e diminui a inflamação
  •  Aumenta a adesão do paciente ao tratamento pela pequena dosagem
  • Melhora a mobilidade e a flexibilidade das articulações
  • Pode ser associado com outros ativos
  • 100% natural
Importante: Consulte o seu médico para saber qual o seu problema e o tratamento indicado.
Autora: Sabrina Maria Martineli
Menu